domingo, 30 de junho de 2013

Impressionismo

Iniciou-se na França no início dos anos 1860, na sua forma mais pura só durou até 1886. Se separou radicalmente da tradição rejeitando a perspectiva, a composição equilibrada, as figuras idealizadas e o chiaroscuro da Renascença. Eles representavam sensações visuais imediatas através da cor e da luz. Criaram uma pincelada distinta, curta, cortada. Aqueles pontos vivamente coloridos formavam um mosaico borrões irregulares que vibravam de energia.
Com a industrialização teve a tinta a óleo e logo veio as bisnagas, e assim o artista podia sair de seu atelie e pintar fora. Mas as "meras impressões" eram assim descritas pois o artista queria colocar em sua obra a luz e cor que constava naquele momento do dia e por isso suas pinceladas eram ligeiras para não perder o efeito da vivacidade e sentimento do momento.
Havia ausência do preto na pintura, quando se desejava fazer uma sombra ou uma cor escura eram utilizadas misturas de cores até se chegar na cor desejada, e elas eram todas derivadas das cores primárias.

ARTISTAS

Edouard Manet (1832-83)
Nasceu na França e desde cedo adorava o ramo da arte. Seu pai, August Manet era o um Oficial da Alta Patente do Ministério, anti monarquista e queria que ele seguisse seu caminho, então quando o filho completou 16 ele convenceu o menino a ir para  a Marinha, mas depois de passar 2 anos no mar, Manet voltou e conseguiu se inscrever em um Atelie, e ficou  6 anos estudando lá.
No Salão Parisiense, exposição anual da França ele tentou expor sua primeira obra, "O bebedor de absinto" (The absinthe Drinker), 1858-59, que foi rejeitada. Os críticos falaram que ela não era muito realista e que os traços eram relaçados e o tema não era atrativo. Mas ele causou quando colocou sua segunda obra para exposição "O Cantor Espanhol" (The Spanish Singer), 1860. Hoje ele é considerado "Pai do Impressionismo" pois ele começou com a pintura "manchada", ele não fazia questão que a pintura fosse com traços perfeitos e isso fez dele o primeiro e ídolo de muitos outros pintores.
"Em seu estilo podia-se perceber formas simplificadas com um mínimo modelo, manchas de cor chapada com contorno preto. Suas cores sempre eram manchas escuras contra a luz, usava também o preto como acento. Pintou cenas contemporâneas com visão crítica."
STRICKLAND, Carol. Arte Comentada, Da Pré-história ao Pós-moderno, página 97, 1999.

"Almoço Sobre a Relva", uma de suas obras mais famosas, 1863, Musée d'Orsay, Paris.
"O Cantor Espanhol" (The Spanish Singer), 1860.
Claude Monet (1840-1926)
Monet nasceu na França, no ano de 1840. Tornou-se um grande pintor e um dos mais importantes representantes do impressionismo. Foi uma de suas pinturas, “Impressão: Nascer do Sol”, que deu nome ao movimento artístico impressionista.
O começo de sua carreira artística foi marcado por dificuldades financeiras. Porém, na década de 1870, começou a obter sucesso. Suas obras de arte seguiam, como temática principal, as paisagens da natureza. Trabalhava de forma harmônica as cores e luzes, criando imagens belas e fortes. Neste contexto artístico, podemos citar a série de pinturas que realizou sobre a catedral de Rouen (1892-1894), onde o artista retratou a construção em diversos momentos do dia, com variações de luminosidade. Monet morreu em 1926, na França, deixando um legado artístico reconhecido até os dias atuais. Alguns críticos de arte consideram Monet um dos mais importantes pintores de todos os tempos.
http://www.suapesqruisa.com/biografias/claude_monet.html




Ficheiro:Claude Monet 033.jpg
"Catedral de Rouen, fachada oeste, Luz do Sol", 1894, NG, Washington, DC.

Ficheiro:Claude Monet, Impression, soleil levant, 1872.jpg
"Impressão, nascer do sol", 1872, Museu Marmottan, Paris.
Pierre-August Renoir (1841-1919)
Conhecido por pintar sempre cenas belas e alegres. 'foi um importante artista plástico francês. Fez parte do impressionismo e destacou-se por suas lindas pinturas. Nasceu  na cidade francesa de Limoges. Morreu em  Cagnes-sur-Mer (cidade no sudoeste da França). Aos 18 anos começou a pintar e decorar persianas e leques. Em 1862, foi estudar na Academia de Belas Artes. Estudou também na academia do pintor suíço Charles Gabriel Gleyre. Nesta academia conheceu outros artistas famosos da época como, por exemplo, Claude Monet e Alfred Sisley. De Monet, Renoir recebeu influência no tratamento da luz, sendo que o trabalho com as cores foi influência recebida de Delacroix.
Seu estilo artístico era marcado pela presença de cores fortes e brilhantes, texturas e linhas harmônicas. O sentimento lírico é outra característica importante nas obras de Renoir. Em suas pinturas prevaleceram as formas humanas individuais, grupos de pessoas e paisagens. 
Sua primeira exposição artística ocorreu em Paris, no ano de 1864. Porém, não conseguiu muito reconhecimento. O reconhecimento veio somente em 1874, durante a primeira exposição de artistas da nova escola impressionista. Em 1874, sua pintura Le Moulin de la Galette foi reconhecida como uma grande obra de arte impressionista.
A carreira artística de Renoir foi consolidada com a exposição individual realizada em Paris, na galeria Durand-Ruel, no ano de 1883. 
Os últimos 20 anos de vida, Renoir sofreu com sua saúde. Portador de uma doença articular (artrite), o artista continuou pintando com dificuldades. Amarrava o pincel em seu braço para poder realizar suas obras. Mesmo assim, criou trabalhos ricos e importantes.

"Le Moulin de la Galette", Renoir, 1876, Musée d'Orsay, Paris.

2 comentários: