domingo, 30 de junho de 2013

Romantismo

"Valorização da Emoção"
O século IXX foi agitado por causa da comoção que a política, cultura e a sociedade tiveram decorrentes no aumento da produção gerada pela revolução industrial. Os artistas românticos procuram se libertar das convenções acadêmicas em favor de livre expressão da personalidade do artista.

Por que Romantismo?
Caracteriza-se pelo sonho, por uma atitude emotiva diante das coisas e esse comportamento pode ocorrer em qualquer período da história.

Rejeitou o estilo neoclássico e para retratar a emoção, por isso enfocavam na cor e no gesto.  Como o classicismo usavam a mitologia clássica, mas foi o nacionalismo que consolidou os estados da Europa.

ARTISTAS
Francisco Goya (1746-1828)
Primeiramente, Goya não se encaixa em nenhum dos movimentos artísticos, mas ele possui características marcantes do Romantismo e Realismo.
Artista espanhol, depois de começar a perder a audição decorrente a uma doença séria o pintor espanhol começou a demonstrar os primeiros vestígios do romantismo. Por causa da cegueira e idade avançada a alegria desapareceu de suas pinturas, ficou com um modo mais livre, escuro, dramático e expressivo.
Em 1810 foram produzidos as obras da série "Los Desastres de La Guerra", dentre elas "El segundo de mayo de 1808" e "El tercero de mayo de 1808", aonde pela primeira vez, não havia heroí, esperança e felicidade. Apenas tristeza, destruição e ódio e ainda foi descrita como fútil e sem glória. Nos últimos anos de sua vida pintou as "Pinturas Negras", aonde faz parte "Saturno devorando a un hijo".
Ficheiro:Goya-Guerra (30).jpg
Da série "Los desastres de La Guerra - Estragos de La Guerra", pintura nº 50.
Ficheiro:Goya-Guerra (05).jpg
Da série "Los Desastres de La Guerra- E são feras", pintura nº 05.

























Ficheiro:Francisco de Goya, Saturno devorando a su hijo (1819-1823).jpg
"Saturno devorando um filho (Saturno Devorando a un Hijo)", 1819-23, Museu do Prado, Madrid.
Victor Meirelles de Lima (1852-1903)
Nascido em Florianópolis, estudou na academia Imperial das Belas Artes no Rio de Janeiro, mas apenas em 1870 começou a ganhar notoriedade ao lado de Pedro Américo e Almeida Junior. Aos 29 anos foi condecorado por Dom Pedro II para Cavaleiro da Ordem Imperial de Cristo e foi nomeado professor da Academia Imperial de Belas Artes.

Ficheiro:Meirelles-primeiramissa2.jpg
"Primeira Missa no Brasil", Victor Meirelles, 1860.

Nenhum comentário:

Postar um comentário