domingo, 30 de junho de 2013

Neoclassicismo


Ocorreu mais ou menos a partir de 1780 até 1820, fim do século XVIII. Quem iniciou com o movimento foi Jacques-Louis David (1748-1825) ao ir a Roma, quando pela primeira vez viu a arte clássica. Ele disse que se sentiu como se tivesse sido operado de catarata. "Quero trabalhar em um estilo grego puro" dizia ele, desenhando os detalhes de todas esculturas que encontrava. Mas o que estimulou mesmo os artistas foi a descoberta das cidades de Pompéia e Herculano que ofereceu a primeira visão de arte da antiguidade bem preservada².
A sociedade ficou fascinada pelas obras da antiguidade clássica, fazendo suas obras se voltando-se para a moral patriota. Por isso as cenas religiosas perdem o foco e quase desaparece, um dos motivos é porque o estilo Neoclássico surgiu em reação ao Barroco - que foi uma reação da Contra Reforma e grande foco na religiosidade e o outro motivo é porque no lugar de cenas religiosas foram sendo produzidas cenas históricas do cotidiano e mitológicas. As ruinas inspiraram na arquitetura, por isso a clones dos templos gregos e romanos na Rússia à America.

CARACTERÍSTICAS

Caráter ilustrativo, anatomia correta, retomada dos padrões decorativos da arte greco-romana.
"A linha mestra do estilo neoclássico eram figuras severas, desenhadas com exatidão, que apareciam em primeiro plano, sem a ilusão de profundidade dos relevos romanos. A pincelada era suave, de modo que a superfície da pintura parecia polida e as composições eram simples, para evitar o melodrama rococó. Os fundos, em geral, incluíam toques romanos, como arcos ou colunas, e a simetria das linhas retas substituíam as curvas irregulares."
STRICKLAND, Carol. Arte Comentada, Da Pré-história ao Pós-moderno, página 69, 1999.

Os materiais geralmente usados eram a pedra, mármore e granito, na arquitetura eram formas assimétrica e geométricas" [...] na pintura enfatiza o desenho com linhas, não cor, não há vestígios de pinceladas."³

² STRICKLAND, Carol. Arte Comentada, Da Pré-história ao Pós-moderno, página 68, 1999.
³ STRICKLAND, Carol. Arte Comentada, Da Pré-história ao Pós-moderno, página 68, 1999.

OBRAS

Jean Auguste Dominique Ingres (1780-1867)
Prodígio desde os 11 anos de idade, foi aluno mais famoso de David. Nunca deixava  que as linhas aparecessem em suas pinturas, ele dizia que a tinta deveria ser uma camada fina como casca de cebola. Começou usando como modelo vasos gregos que foram criticados como sendo pinturas "primitivas" e "góticas".

"Retrato da Princesa de Brogilie", Ingres, 1853, MMa, Nova York.

Jacques-Louis David (1748-1825)
"David situu cada figura como uma estátua, iluminada por um feixe de luz, contra um fundo simples de arcos romanos. Com o fim de assegurar a precisão histórica, vestiu manequins com roupas romanas e fez capacetes romanos para então copiar".
STRICKLAND, Carol. Arte Comentada, Da Pré-história ao Pós-moderno, página 69, 1999.

Ficheiro:David-Oath of the Horatii-1784.jpg
"Jurameto dos Horácios", Jacques-Louis David, 1784, Louvre, Paris.
Ficheiro:Death of Marat by David.jpg
"Morte de Marat" (Marat assassiné), Jacques-Louis David, 1793, Museu Real de Belas Artes da Bélgica (Musées Royaux des Beaus-Arts de Belgique), Bruxelas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário