A sociedade ficou fascinada pelas obras da antiguidade clássica, fazendo suas obras se voltando-se para a moral patriota. Por isso as cenas religiosas perdem o foco e quase desaparece, um dos motivos é porque o estilo Neoclássico surgiu em reação ao Barroco - que foi uma reação da Contra Reforma e grande foco na religiosidade e o outro motivo é porque no lugar de cenas religiosas foram sendo produzidas cenas históricas do cotidiano e mitológicas. As ruinas inspiraram na arquitetura, por isso a clones dos templos gregos e romanos na Rússia à America.
CARACTERÍSTICAS
"A linha mestra do estilo neoclássico eram figuras severas, desenhadas com exatidão, que apareciam em primeiro plano, sem a ilusão de profundidade dos relevos romanos. A pincelada era suave, de modo que a superfície da pintura parecia polida e as composições eram simples, para evitar o melodrama rococó. Os fundos, em geral, incluíam toques romanos, como arcos ou colunas, e a simetria das linhas retas substituíam as curvas irregulares."
STRICKLAND, Carol. Arte Comentada, Da Pré-história ao Pós-moderno, página 69, 1999.
Os materiais geralmente usados eram a pedra, mármore e granito, na arquitetura eram formas assimétrica e geométricas" [...] na pintura enfatiza o desenho com linhas, não cor, não há vestígios de pinceladas."³
² STRICKLAND, Carol. Arte Comentada, Da Pré-história ao Pós-moderno, página 68, 1999.
³ STRICKLAND, Carol. Arte Comentada, Da Pré-história ao Pós-moderno, página 68, 1999.
OBRAS
Jean Auguste Dominique Ingres (1780-1867)
Prodígio desde os 11 anos de idade, foi aluno mais famoso de David. Nunca deixava que as linhas aparecessem em suas pinturas, ele dizia que a tinta deveria ser uma camada fina como casca de cebola. Começou usando como modelo vasos gregos que foram criticados como sendo pinturas "primitivas" e "góticas".
"Retrato da Princesa de Brogilie", Ingres, 1853, MMa, Nova York. |
"David situu cada figura como uma estátua, iluminada por um feixe de luz, contra um fundo simples de arcos romanos. Com o fim de assegurar a precisão histórica, vestiu manequins com roupas romanas e fez capacetes romanos para então copiar".
STRICKLAND, Carol. Arte Comentada, Da Pré-história ao Pós-moderno, página 69, 1999.
"Jurameto dos Horácios", Jacques-Louis David, 1784, Louvre, Paris. |
"Morte de Marat" (Marat assassiné), Jacques-Louis David, 1793, Museu Real de Belas Artes da Bélgica (Musées Royaux des Beaus-Arts de Belgique), Bruxelas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário