segunda-feira, 1 de julho de 2013

Pós-Impressionismo

Como o nome indica, o pós-impressionismo foi a expressão artística utilizada para definir a pintura e, posteriormente, a escultura no final do impressionismo, por volta de 1885, marcando também o início do cubismo, já no início do século XX. O pós-impressionismo designa-se por um grupo de artistas e de movimentos diversos onde se seguiram as suas tendências para encontrar novos caminhos para a pintura. Estes, acentuaram a pintura nos seus valores específicos – a cor e bidimensionalidade.
www.artemoderna.tumblr.com


CARACTERÍSTICAS

Assim como o Impressionismo, o Pós-Impressionismo começou na frança. Os artistas desse movimento se sentiam insatisfeitos, eles queriam que a arte fosse mais substancial, não inteiramente dedicada a captar um momento passageiro, o que frequentemente resultava em pinturas que pareciam descuidas e sem planejamento. A pincelada era mais marcada, composta por linha. Possui branco e preto ao contrário do impressionismo e também cores vibrantes e escuras. Os expressionistas queriam mostrar os sentimentos, o sofrimento, a agonia, a felicidade e euforia. Todas as sensações eram passadas às suas telas.
STRICKLAND, Carol. Arte Comentada, Da Pré-história ao Pós-moderno, página 115, 1999.

ARTISTAS

Vincent Willem van Gogh (1853-1890)
Nasceu na Holanda e em 1886 foi morar em Paris com o seu irmão e lá se inspirou em muitos artístas que contrastavam os movimentos da época. Deixou a técnica do pontilhado e passou a pintar com rápidas e pequenas pinceladas. No ano de 1889, sua doença ficou mais grave e teve que ser internado numa clínica psiquiátrica. Nesta clínica, dentro de um mosteiro, havia um belo jardim que passou a ser sua fonte de inspiração. As pinceladas foram deixadas de lado e as curvas em espiral começaram a aparecer em suas telas.
http://www.suapesquisa.com/vangogh3/

"A Noite Estrelada", 1889, MoMA, NY.


Paul Cézanne (1839-1906)
Paul Cézanne foi um importante pintor francês. É considerado um artista de transição entre o Impressionismo do final do século XIX e o Cubismo do início do século XX. É, portanto, um dos precursores da Arte Moderna.
"Mont Saint-Victoire", Cézanne, 1902-04, Philpadelphia Museum of Art.


Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901)
Desenhava seus temas a partir da vida contemporânea: teatro parisienses, salões de dança e circos. Praticamente todas as pinturas de Lautrec são de figuras em cenas escuras e interiores, iluminadas de maneira mais ou menos arbitrária, por luz forte artificial. 
Ele nasceu em uma família rica, mas ele ignorou a alta sociedade depois de um acidente que o deixou com as pernas atrofiadas na adolescência. Trocou seu amor por montaria pela arte.
"No Moulin Rouge", 1892, Art Institute of Chicago

Nenhum comentário:

Postar um comentário