segunda-feira, 1 de julho de 2013

Dadaísmo

Foi num café em Zurique, em 1916, onde cantores se apresentavam e era permitido recitar poemas, que o movimento dadá  surgiu. Depois do início da I Guerra Mundial, esta cidade havia se convertido em refúgio para gente de toda a Europa. Ali se reuniram pessoas de várias escolas como o cubismo francês, o expressionismo alemão e o futurismo italiano. Isto confere ao dadaísmo a particularidade de não ser um movimento de rebeldia contra uma escola anterior, mas de questionar o conceito de arte antes da I grande guerra.
O Dadaismo procurava chocar um público mais ligado a valores tradicionais e libertar a imaginação via destruição das noções artísticas convencionais.
Acredita-se, ainda, que seu pessimismo venha de uma reação de desilusão causada pela Primeira Guerra Mundial.
Apesar de sua curta durabilidade - no período entre guerras, praticamente havia sido esquecido - e das críticas realizadas ao movimento, fundamentalmente baseadas em sua ausência de vocação construtiva, teve grande importância para a arte do Século 20.
Fez parte de um processo, observado nesse século, de libertação da arte de valores preestabelecidos e busca de experiências e formas expressivas mais apropriadas à expressão do homem moderno e de sua vida.
http://www.infoescola.com/artes/dadaismo/
ARTISTAS

Tristan Tzara (1896-1863)
Foi um poeta judeu e francês que nasceu em Moinesti, na Romênia, e faleceu em Paris aos 67 anos de idade. Foi um dos iniciadores do Dadaísmo.


File:Tzara by Tihanyi.jpg
"Lajos Tihanyi's, Auto-retrato de Tzara, 1927.
Marcel Duchamp (1887-1968)
Foi um pintor, escultor e poeta francês, inventor dos ready made.
"L.H.O.O.Q.", Retrato Pictório, 1919.
"A Fonte",  Indiana University Art Museum, 1917-1917.




Nenhum comentário:

Postar um comentário