segunda-feira, 1 de julho de 2013

Cubismo

Seu ano em que ficou em auge foi de 1908 à 1914. Tem esse nome porque Matisse quando viu o estilo artístico pela primeira vez descreveu-o como "Apenas cubinhos". Existem dois tipos de Cubismo, o Analítico e o Sintético.

  • Analítico

A primeira fase do cubismo é chamada assim porque as partes fragmentadas dos objetos que eram dispostos na tela eram analisados.

  • Sintético

Sintético foi uma nova técnica de arte inventada por Picasso e Braque. Eles incorporavam letras em estêncil, e tiras de papel às pinturas. Suas linhas essenciais de papel corrugado e pedaços de jornal.
STRICKLAND, Carol. Arte Comentada, Da Pré-história ao Pós-moderno, página 138, 1999.

CARACTERÍSTICAS
As formas geométricas, fuga da realidade e a fragmentação das formas é a característica mais forte do movimento em si. Para mostrar todos os lados da pintura, "abriam" e "planificavam" a imagem que queriam, e por isso em muitas pinturas, os olhos eram em um mesmo plano que o nariz e boca, pois não havia também a perspectiva.

ARTISTAS


Pablo Picasso (1881-1973)
destacou-se em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráficas e cerâmica. Picasso é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX. Suas obras podem ser divididas em várias fases, de acordo com a valorização de certas cores. A fase Azul (1901-1904) foi o período onde predominou os tons de azul. Nesta fase, o artista dá uma atenção toda especial aos elementos marginalizados pela sociedade. Na Fase Rosa (1905-1907), predomina as cores rosa e vermelho, e suas obras ganham uma conotação lírica. Recebe influência do artista Cézanne e desenvolve o estilo artístico conhecido como cubismo. O marco inicial deste período é a obra Les Demoiselles d'Avignon (1907) , cuja característica principal é a decomposição da realidade humana.

"Mulher com Bandolim", 1910, MoMMA, NY.

"O Estúdio", 1298, MoMMA, NY.
http://www2.lhric.org/pocantico/art/art06/artshow06.htm

Georges Braque (1882-1963)
"Seu estilo inicial era impressionista. Entre 1902 e 1904, foi aluno da Academie Humbert, também em Paris. Lá, fez amizade com Marie Laurencin e Francis Picabia. Em 1907, depois de alguns meses em Antuérpia, participou de uma exposição do Salão dos Independentes (Paris), apresentando obras mais próximas do fauvismo. Fez sua primeira exposição individual em 1908. No ano seguinte, trabalhou com Picasso no desenvolvimento do cubismo.
A partir do fim da década de 1940, pintou pássaros, paisagens e marinhas. Em 1954, desenhou os vitrais da igreja de Varengeville e, em 1958, participou da Bienal de Veneza, que lhe dedicou uma sala especial. Nos últimos anos de vida, mesmo com problemas de saúde, Georges Braque continuou atuante, dedicando-se à pintura, à litografia e à joalheria."
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/georges-braque/georges-braque.php


"Bandolim", 1914, Cubismo Sintético (Colegem), Ulmer Museim, Ulm.
http://pinturas.arteygalerias.com/georges_braque/

Nenhum comentário:

Postar um comentário