domingo, 16 de setembro de 2012

A Pré-História


Pré-História
C. 30.000 a.C

As primeiras pinturas em cavernas não foram apenas para embelezar o ambiente, eles acreditavam que desenhando certo animal ou pessoa poderiam ter poder sobre ele. Era algo mais sentimental – como quando alguém se oferece para furar o olho de um de seus pais na fotografia, qual seria sua reação? – pois há vestígios em certas cavernas de marcas de fechas lançadas nos animais desenhados.
Como podem ver eles criavam as imagens com intenção de que como nas pinturas, eles conseguissem caçar o animal, como Bisões , Mamutes, Javalis, que na maioria das vezes eram grandes e muito desafiadores para eles, ao contrário dos veados que eram ilustrados pequenos em meio as pessoas e outros animais pois eram considerados presas fáceis.

Características
Utensílios elaborados a partir da pedra lascada;
Gravuras e esculturas em ossos, chifre ou pedra;
Eram de vida nômade;
Subsistência a partir de coleta, caça e pesca;
Comunidades nos quais predominava a propriedade coletiva;

Obras


Mãos em negativo, C. 26.000 à 4.000 a.P 
Caverna de Garvas – França


Leitura de imagem: Mãos de vários tamanhos e em diferentes posições. Um produto era passado logo depois que as mãos eram colocadas sobre a pedra, deixando apenas o formato da mão em branco.
Touro Negro, 15.000 à 10.000 a.C 
Gruta de Lascaux 
–  França

Leitura de imagem:
Um touro pintado provavelmente com carvão  em pedra bruta. O touro é grande e aparenta ser bem forte dando uma impressão de soberania.


Vênus de Willendorf  –  C. 25.000 a.C Áustria,11 cm de altura.
Leitura de Imagem: Imagem da mulher, representando como a Deusa. Seus orgãos sexuais são bem detalhados e seu rosto é coberto. Mostra uma mulher e suas funções só que sem identidade.

Período Neolítico
10.000 a.C

Depois da era glacial surgiu o período Neolítico (pedra nova), aonde as pessoas saíram das cavernas e largaram a vida nômade virando fazendeiros e criados de gado.

Características
A espécie humana saiu da vida nômade e começou a domesticar animais, se dedicando a criação de gado e ao domínio de técnicas agrícola. Foi assim que os primeiros núcleos urbanos apareceram.
Na arte eles utilizavam a cerâmica e os metais, depois de um tempo também dominaram o barro. Seus traços eram simplificados e estilizados, como ferramentas usavam instrumentos de pedra polida, como a enxada e também criaram o tear. E foi nesta época também que foram criados o dólmen (uma pedra na vertical com cerca de 3 metros de altura), menir (dois dolmens na vertical e outro na horizontal formando o símbolo π) e o Stonehenge (conjunto de dolmens e menires)

Obras


Stonehenge, C. 2.000 a.C – Inglaterra

Leitura de Imagem: Pedras retangulares na horizontal e na vertical. O conjunto de todos eles formam um círculo. Poderia ter sido um templo ou um tipo de calendário (ou quem sabe serviço de extra terrestres). 

La Volltorota, C. 6.000 a.C – Espanha

Leitura de imagem: Veados pintados em uma pedra. Traços simples. Demostra a cena de caça de animais.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário